

O WhatsApp é hoje uma das ferramentas mais utilizadas por empresários e empreendedores no mundo inteiro.
O seu número de usuários cresce a cada ano e modifica as relações comerciais.
E não poderia ser diferente, afinal, o seu envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permitem que você crie uma relação mais próxima com a sua audiência.
O que no final te possibilita aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente.
Porém, apesar de já ser amplamente utilizada por muitos, empreendedores, infelizmente, boa parte ainda não consegue usar essa ferramenta no mundo dos negócios corretamente.
E se hoje você também se encontra nesta situação e procura por dicas de como utilizar o WhatsApp corretamente para assim, aumentar as suas vendas e conversões, não se preocupe, pois para isso basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- Afinal, porque utilizar o WhatsApp nos meus negócios?
- WhatsApp: principais diferenciais
- Como vender pelo WhatsApp: Principais dicas e recomendações
- Utilize o WhatsApp Business
- Peça permissão para começar o contato e nunca compre listas prontas
- Use listas de transmissão ao invés de grupos
- Ofereça conteúdo de qualidade
- Invista realmente como um canal de venda
- Conclusão
Afinal, porque utilizar o WhatsApp nos meus negócios?

Como foi falado no início do artigo, o WhatsApp é hoje um das ferramentas mais utilizadas por empresários e empreendedores no mundo inteiro.
Hoje milhões de brasileiros utilizam diariamente o aplicativo para comunicar-se com amigos, familiares, colegas de trabalho e, claro, com negócios.
A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Só no Brasil, são mais de 130 milhões cadastrados.
Para que você possa ter uma ideia mais clara disso, de acordo com a pesquisa “Estado do Mundo Móvel 2020”, realizada pela App Annie – um dos maiores portais de estatísticas e análises de aplicativos – em 2019, o WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no Brasil e no mundo.
WhatsApp: principais diferenciais
Podemos dizer que grande variedade de recursos do WhatsApp é um dos fatores que incentiva as vendas.
Isso porque por meio dele, é possível, por exemplo, conversar via texto, áudio e chamada de vídeo.
Dessa forma, fica fácil entrar em contato com as pessoas, entender o que elas querem, divulgar produtos e serviços, e negociar.
A ferramenta ajuda a prestar suporte aos clientes e repassar informações, que ajudam a fechar negócios.
Além disso, outras vantagens de investir na venda pelo WhatsApp são:
- Atração de clientes
- Divulgação ampliada
- Aumento da taxa de abertura
- Aceleração do funil de vendas
Neste caso, foi exatamente considerando esses benefícios que diversos negócios transformaram o WhatsApp em um de seus canais de atendimento.
Conheça agora algumas das principais dicas de como vender pelo WhatsApp corretamente:
Como vender pelo WhatsApp: Principais dicas e recomendações

Utilize o WhatsApp Business
A primeira dica da nossa lista é que você utilize o WhatsApp Business.
Neste caso, o primeiro passo que você deverá dar é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.
Infelizmente, a mistura entre conta pessoal e profissional é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público.
E o WhatsApp Business surgiu para solucionar esse problema.
A ferramenta hoje tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas.
Uma delas, por exemplo, acaba sendo a possibilidade de verificar as métricas.
Peça permissão para começar o contato e nunca compre listas prontas
A próxima dica da nossa lista é que você sempre peça permissão para começar o contato e também nunca compre listas prontas.
Podemos afirmar que essa é a única maneira de enviar uma mensagem de forma não invasiva.
Além disso, fazer isso também aumenta a chance do conteúdo ser lido e do negócio ser fechado.
E fique tranquilo(a), pois para solicitar o número dos clientes, você pode usar várias estratégias.
Neste caso, uma delas é criar uma landing page com um formulário de cadastro.
Tal ideia pode ser aplicada, por exemplo, para assinatura da newsletter ou entrega de um material rico.
Neste momento é importante também que você deixe claro que as mensagens serão enviadas, para evitar uma surpresa desagradável.
Além disso, procure divulgar também o seu número para os clientes conhecerem e até salvarem, se preferirem.
Use listas de transmissão ao invés de grupos
Usar listas de transmissão ao invés de grupos é também uma dica muito importante para que você tenha sucesso utilizando essa ferramenta.
Isso porque com a lista de transmissão, você ainda enviará a mensagem simultaneamente para quantos contatos quiser, mas eles a receberão em sua conversa particular.
Infelizmente, criar um grupo para todos os clientes é um erro comum entre empreendedores que estão apenas começando a aprender como vender pelo WhatsApp.
Neste caso, saiba que se o seu objetivo é enviar uma única mensagem que poderá ser vista por todos os contatos no aplicativo, a lista de transmissão é a forma ideal de fazê-lo, pois evita que seus próprios clientes possam ver as respostas e reações de outros consumidores – como acontece em um grupo.
Outro ponto muito interessante é que os grupos de clientes também abrem a oportunidade para que consumidores façam de suas reclamações algo público a outros clientes de seu negócio – ao invés de tratá-los individualmente, de forma particular.
Ofereça conteúdo de qualidade
É muito importante que você envie conteúdos que tenham qualidade para sua audiência.
Neste caso, a dica é que antes de qualquer ação, que você estude como o seu cliente se comporta e assim monte a estratégia correta.
Lembre-se de enviar áudios, vídeos, imagens e textos para criar o engajamento.
Porém, é claro, tenha cuidado – Erros gramaticais, fotos e vídeos sem qualidade ou alguma informação errada pode acabar com a sua credibilidade.
Invista realmente como um canal de venda
Por último, mas não menos importante, após usar todas as estratégias anteriores e o cliente entrar em contato, lembre-se de dar o atendimento adequado.
Neste caso, para fechar a venda, você pode gerar um link de pagamento ou mesmo um boleto e enviar pelo aplicativo.
O objetivo, neste caso, é que você facilite a venda de seu cliente.
Para trazer mais praticidade para seu atendimento, você pode também criar modelos de mensagens, por exemplo.
Porém, tenha cuidado para não parecer robótico.
Saiba que é importante manter a formalidade, mas o cliente precisa ser cativado.
Conclusão
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Neste artigo você conheceu algumas das principais dicas de como utilizar o WhatsApp corretamente nos seus negócios.
E como foi falado no início do artigo, hoje milhões de brasileiros utilizam diariamente o aplicativo para comunicar-se com amigos, familiares, colegas de trabalho e, claro, com negócios.
Hoje podemos dizer que saber como vender pelo WhatsApp é uma alternativa valiosa se você quer ter realmente sucesso nos seus empreendimentos. -Por isso, conhecer essas dicas é algo tão importante.
Se interessou pelo conteúdo, mas deseja ir além?
Conheça o Fórmula Negócio Online – O Curso de Marketing Digital mais completo do Brasil!

E aí? O que acha de fazer o curso de marketing digital mais completo do país?
O curso Fórmula Negócio Online!
O Fórmula Negócio Online é o caminho que você precisa seguir a partir de agora 🙂
Caso você ainda não saiba, o Fórmula Negócio Online é um curso de marketing e empreendedorismo digital 100% online que mostra a fórmula exata para que você possa criar o seu negócio online de sucesso e ganhar dinheiro na internet, mesmo começando do zero.
Com esse curso, você terá todo o conhecimento e ferramentas necessárias para desenvolver projetos lucrativos.
Fizemos o curso e recomendamos!
Clique aqui para conhecer o curso FNO! 😊
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.
Até a próxima!
Fontes
Deixe um comentário